FILADÉLFIA (CBS) – Uma mudança está acontecendo em alguns programas de futebol da Liga Católica da Filadélfia.

Mas alguns pais e ex-alunos da comunidade não estão satisfeitos com isso.

Alguns pais do Monsenhor Bonner, do Arcebispo Prendergast e do Cardeal O’Hara estão furiosos com a decisão que “move” os times de futebol de ambas as escolas para uma divisão que conta com alguns dos melhores atletas do ensino médio. Eles dizem que esta é uma questão de segurança para seus filhos, no que pode ser um jogo já perigoso.

“Isso é um assassino”, disse Dave Connolly. “Isso vai mudar todo o aspecto de toda a liga católica e do futebol nesta área”.

Pessoas como Connolly, de Havertown, acham que a decisão da Liga Católica da Filadélfia tomada no início de novembro, que coloca O’Hara e Bonner-Prendie em uma divisão superior, é uma partida injusta e insegura para seu filho, que é linebacker do O’Hara Lions. .

Acabamos de voltar aos trilhos”, disse Connolly. “E eles querem nos levar e nos alimentar com os lobos. É ultrajante. É uma loucura. Eles querem nos levar para equipes com o dobro do nosso tamanho. Não faz nenhum sentido.”

Connolly diz “dobrar o tamanho” porque programas mais ricos como St. Joseph’s Prep e La Salle College High School podem atrair mais atletas – dando-lhes um grupo maior para escolher – o que pode significar uma maior taxa de talento e tamanho.

Até ex-técnicos como Bob McGowan, de O’Hara, dizem que as equipes serão superadas e ele está preocupado com questões de segurança.

“Não é justo, simplesmente não é justo, somos um programa 4A e enfrentamos um programa 6A que demoliu todos os times nos playoffs da PIAA este ano”, disse McGowan.

A matrícula de alunos do sexo masculino é menor em escolas como Bonner-Prendie e O’Hara, que jogaram em escolas de tamanho semelhante na divisão 4A.

Joe’s Prep, que joga na divisão 6A, é considerada uma potência do futebol nacional, com mais alunos do sexo masculino matriculados. Eles também são campeões estaduais consecutivos.

“Eles enfrentam um time profissional, acredite ou não. O Prep é como um programa de futebol da Primeira Divisão”, disse McGowan.

Os números de matrículas do programa PIAA La Salle está no topo com 914, The Prep matricula 719, Padre Judge tem 612 e Católico Romano matricula 540. Bonner e O’Hara têm mais de 200 alunos a menos – cerca de 330 cada.

Fontes com conhecimento de como a decisão foi tomada dizem que o número de matrículas foi fundamental na decisão de aumentar as escolas. Para os pais, isso não faz sentido.

“A única maneira de subir de divisão é pelo número de meninos e se você estivesse em um campeonato estadual, e não nos enquadrássemos em nenhuma dessas categorias, Bonner ou O’Hara”, disse Connolly.

Kathy Murray, de Drexel Hill e presidente do Football Boosters Club de Bonner-Prendie, diz que ainda deixaria o filho jogar futebol, mas seu foco estaria na segurança dele.

“Meu filho é um atacante ofensivo, então enfrentar alguém com o dobro do seu tamanho é uma preocupação para nós”, disse Murray. “Eu sei que é uma preocupação e eu ficaria sentado na lateral da minha cadeira, nervoso, durante todo o jogo.”

Então, como isso aconteceu? Quem propôs o que está sendo chamado de realinhamento da divisão de futebol?

Foi votado no início de novembro perante o conselho da Liga Católica da Filadélfia.

A votação foi esmagadoramente favorável à ascensão de Bonner-Prendie e O’Hara. Pessoas das duas escolas disseram à CBS Filadélfia que a decisão os deixou perplexos.

A CBS News Philadelphia verificou as atas da reunião e mostrou que houve pouca discussão.

“Ninguém teve tempo de reagir”, disse Steve Phillips, ex-aluno do Bonner.

A Arquidiocese forneceu à CBS Filadélfia uma declaração indicando que estavam cientes e falaram com os pais na medida do possível, mas que não estavam envolvidos na votação.